POSTADO 11 ago 2018 EM Procuradoria Geral

Seminário sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Lançamento de Políticas Públicas Municipais Voltadas à Inclusão é realizado

Em comemoração ao mês do advogado, a OAB Goiás e a Prefeitura de Santa Helena de Goiás realizaram Seminário sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Lançamento de Políticas Públicas Municipais Voltadas à Inclusão, ontem (10), no auditório da UEG.

Ao lado do Prefeito Municipal, Dr. João Alberto Vieira Rodrigues, e da Primeira Dama e Secretária de Promoção Social, Drª Renata Araújo Asmar Rodrigues, estavam também Secretários, Superintendentes, Assessores, Procuradora e Controladora Gerais do Município, toda equipe da Secretaria de Educação e da Promoção Social, lMembros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), demais autoridades religiosas, políticas, jurídicas, civis, militares, servidores da Prefeitura, Câmara, imprensa e comunidade geral.

Valéria Alves dos Reis Menezes, conselheira (OAB-GO) disse que era muito gratificante estar em Santa Helena, por ser daqui, e também por falar sobre pessoas portadoras de deficiências e inclusão na sociedade brasileira. Nomeou as ilustres professoras e palestrantes, que vivenciam essa luta todos os dias. “Tema importantíssimo para o direito e para todos. Vocês terão o prazer de desfrutar dos conhecimentos de pessoas muitos sabedoras dessa temática. Falar de inclusão é falar de dignidade, é falar dos direitos pessoais e constitucionais do cidadão. É o que se espera do poder público, em nome de toda OAB-GO, agradecemos imensamente a presença de todos. O evento será brilhante, tenho certeza”.

Para Dr. João Alberto é muito gratificante poder participar de um evento como este às vésperas do dia do advogado e poder ampliar nossos conhecimentos e aumentar nossos horizontes. “Todos sabem o quanto temos vontade deve fazer desse município um potencial de estudos, de desenvolvimento e reconhecimento das necessidades humanas. Fico muito feliz e honrado das palestrantes, e todos os representantes da OAB. Agradeço a todos que se empenham pela inclusão, daqueles que mais precisam e as vezes encontram barreiras, nosso município é muito envolvido e apoia a temática e lutamos contra essa batalha do desconhecimento do potencial que essas pessoas tem para integração e também produção dentro do nosso bem social. Temos muito a caminhar e temos muito a aprender. Agradeço a todos os presentes que estão aqui e que se envolvem no tema. E adianto que o Cras está à disposição para qualquer acometimento, tanto para carteira do autista, quanto para qualquer esclarecimento”, salientou o Prefeito.

Já Grabriela Prates, cumprimentou a todos os presentes, salientou sobre as políticas públicas voltadas a inclusão que são muito utilizadas no nosso município. “Tudo isso é possível e acessível através do prefeito, que tem uma visão muito humana, agradeço a implementação da carteira do autista em nosso município, com objetivo da prefeitura ter o conhecimento do número de pessoas com autismo, para que possamos ainda mais implementar mais políticas públicas e garantir os direitos assegurados, pois eles tem atendimento prioritário, facilitando a eles o dia a dia. Comemoramos também o dia do advogado, já que ele é cidadão com capacidade técnica que pode representar o outro cidadão que necessita de ter seus direitos confirmados perante à justiça. Agradeço à OAB por estas e outras tantas parcerias. Agradeço também imensamente a todas da Secretaria de Educação por acolher também as crianças portadoras de deficiência e trabalharem também a inclusão. Muito obrigada a todos”, finalizou.

Os participantes puderam participar das palestras:

Direito à Inclusão Escolar, pessoas com deficiências, Discriminação e Bullying com Tatiana Takeda;

Empregabilidade da Pessoa com deficiência, Legislação aplicada às relações de trabalho, LBI e a empregabilidade e percepções do empregador e do empregado com Danielly Carvalho.