Você está em: Página inicial / Notícias / Saúde

POSTADO 20 fev 2018 EM Saúde

Previna-se contra a conjuntivite

Ambiente abafado, proximidade entre as pessoas, umidade, calor e mau uso de maquiagens são as causas mais comuns na proliferação de micro-organismos causadores da inflamação - conjuntivite. O verão costuma apresentar alta nos casos da doença. A irritação nos olhos possui diferentes causas e os sintomas podem durar até 15 dias.

A conjuntivite é caracterizada pela inflamação da membrana fina e transparente que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras, a conjuntiva. Pode ser provocada por produtos químicos (como cloro, maquiagem, espuma) por vírus ou por bactéria. Há ainda algumas pessoas que sofrem de conjuntivite alérgica.

Pode haver dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos.

Siga as dicas para evitar o contágio:

• Evite coçar os olhos;
• Com frequência, lave o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microrganismos patogênicos;
• Troque as fronhas diariamente se estiver com a doença;
Troque sempre as toalhas do banheiro ou use as de papel para enxugar o rosto e as mãos;
• Não compartilhe maquiagens ou qualquer outro produto de beleza.

A Prefeitura Municipal de Santa Helena de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde, orienta que, diante de qualquer sintoma, procure um médico.

Natalia Martins JP – 2180 DRT - GO