A Secretaria de Saúde, por meio do Controle de Endemias, e a Secretaria de Educação e Cultura (Semec) estão realizando o projeto Agente Mirim, que consiste em ensinar os alunos e sociedade em geral a respeito do combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor de várias doenças como Dengue, Zica Vírus, Chikungunya, Febre Amarela e outras. Ele tem hábitos oportunistas e precisa de água parada para proliferar. Com isso, o projeto visa mobilizar e fazer nossa parte, evitado de deixar água parada nos ambientes.
A Semec acredita que as crianças tem um papel fundamental nesta luta. Pois, estão abertas a aprender e colocar em práticas boas maneiras de como combater esse transmissor de doenças. Sendo assim, cobram dos adultos para que evitem recipientes que possam servir de futuros criadouros: como sacolas plásticas, água de animais mal cuidados, pneus entre outros.
Com a parceria de todos espera-se alcançar êxodo nesta batalha.
O Projeto 2018 foi iniciado na Escola Pedro Romualdo Cabral, sendo que os Agentes de Endemias realizaram palestras para as crianças e atividades propostas pelos professores. E, logo após, visita às residências de alguns alunos. As casas que estavam em perfeitas condições para a não proliferação do mosquito fizeram com que os alunos fossem premiados.
A meta do programa é percorrer todas as Escolas do município.
Ascom PMSH
Natalia Martins JP 2180 DRT- GO
Imagens: Manoel Paiva