POSTADO 29 mai 2020 EM Saúde

PNAISP – POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL

Garantir o direito à saúde para todas as pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional fazendo com que a cidadania se efetive na perspectiva dos direitos humanos.

Descrição:  Esta unidade conta com uma equipe multiprofissional que oferta ações de promoção da saúde e prevenção de agravos tais como:

• Garantia do acesso à Rede de Atenção à Saúde no território com mais agilidade, equidade e qualidade.

• Promoção de ações para prevenção de doenças transmissíveis, doenças não transmissíveis e dos agravos decorrentes do confinamento.

• Atuação na prevenção do uso de álcool e de drogas e na reabilitação de usuários.

• Garantia de medidas de proteção, como a vacinação para hepatites, influenza e outras do calendário de adultos.

• Garantia de ações de promoção de saúde bucal (ex.: palestras, escovação e avaliação bucal) e tratamento.

• Garantia do acesso aos programas de saúde mental, gerais e específicos.

• Garantia da aquisição e repasse de medicamentos da farmácia básica e distribuição de insumos (preservativos, entre outros) para as pessoas presas.

• Prevenção e tratamento dos transtornos gerados pelo confinamento e pelo uso de drogas.

• Acesso às redes de atenção especializada, hospitalar, urgência e emergência.

Requisitos:

• Cartão SUS

• Estar na condição de pessoa privada de liberdade no Sistema Prisional

Principais etapas do serviço:

• Acolhimento

• Atendimento na unidade prisional

Formas de Prestação de Serviço

Acompanhamento da pessoa privada de liberdade na unidade prisional do município, com avaliações clínicas e odontológicas.

Atendimento presencial
Unidade Prisional de Santa Helena de Goiás, Rua SH-1, s/n, Jardim das Aroeiras